Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Altar : Como montar o seu?

Montando o seu altar


Em muitos lugares vocês vão ler "como deve ser montado seu altar" ou "como não deve ser montado seu altar". Na minha opinião oque deve ter no altar é harmonia, disciplina. Não precisamos ter itens caros, o que importa é se todos eles estão bem harmonizados e consagrados. No inicio vai parecer confuso, mas logo vocês vão perceber, que montar o altar é algo muito particular e espontâneo.

Altar Wicca - Como Montar


O Altar é um espaço sagrado, um cantinho pessoal de um Bruxo. Alguns praticantes têm o costume de só montar o Altar poucos antes de realizar rituais, guardando logo após os instrumentos. Outros preferem montar um Altar fixo sobre uma mesa, um aparador ou cômoda, o que fica a critério de cada um. O local mais apropriado é aquele que oferece uma certa privacidade e paz. A primeira coisa que se deve fazer é "escolher" o panteão a ser seguido, lembrando que se for montar um altar para mais de um Deus, lembrem-se que os Deuses devem ter harmonia um com o outro, não adianta nada você montar um altar em que esteja sendo cultuado Deuses que não combinam, exemplo: Você fazer um altar que cultua Hera e Afrodite...pelo amor da Deusa néh! É briga na certa, você pode até causar um verme cósmico na sua vida fazendo isso, vamos prestar atenção nos Deuses cultuados e na harmonia do altar hein... Sem contar que não uma regra ou doutrina a ser seguida para a montagem do altar, mas há sim disciplina pois cada item te seu lugar e valor energético então, sim devemos colocar os itens no seu lugar certo e sempre consagra-los e purifica-los.

Quais os Instrumentos que compõem o Altar Wicca?


Os Instrumentos, quanto ao tamanho, forma, cor, modelo e maneira de serem usados variam de acordo com a preferência de cada Bruxo, já que na WICCA a liberdade é algo de extrema importância.

Normalmente, o instrumento ideal é aquele que atrai, ou seja, é aquele que o Bruxo sente afinidade por alguma razão. Alguns dizem que é o instrumento que escolhe o Bruno e não o contrário.

Quanto ao ritual, no Altar devem ser representados os quatro elementos da Natureza (água, fogo, TERRA e ar) simbolizados respectivamente pelos instrumentos a seguir:

Cálice (taça ou copo): representa o elemento água, que pode usado com água de chuva, mineral, ou dependendo do RITUAL , pode ser usado vinho. Utensílios adicionais para integrar o Altar: conchas, areia da praia, símbolo de um peixe, cisne, urso ou plantas aguaticas. Posição-oeste.


Athame (punhal): representa o elemento fogo, baseado no princípio de que a lâmina foi forjada no FOGO e absorveu, consequentemente, o poder deste elemento. É usado nos RITUAIS como direcionador de energia. Utensílios adicionais para integrar o Altar: lamparinas, PEDRAS vulcanizadas, VELA vermelha ou símbolo de uma serpente. Posição-sul.


Bastão Mágico (varinha): represente o elemento ar, partindo do princípio de que o bastão agitado contra o ar, "corta-o" e produz um som característico. Pode ser um simples pedaço de madeira ou algo mais sofisticado e tem quase a mesma função do Athame, ou seja, direcionar energia. Utensílios adicionais para integrar o Altar: SINO , penas, INCENSOS , VELA amarela ou símbolo de uma águia. Posição-leste.


Pentáculo: representa o elemento terra, também usado para consagrar ERVAS e carregar magicamente um objeto ou instrumento que precise de um dose extra de energia. Utensílios adicionais para integrar o Altar: pires com sal, cistrais e seixos de rio, plantas e flores, VELA marrom, chifres ou símbolo de um cervo ou bisão. Posição-norte.



Abaixo o significado de mais alguns instrumentos que compõem o Altar:

Caldeirão: o Caldeirão de ferro tradicionalmente com três pés representa mudança, transformação, fertilidade e é tido como detentor de todos os conhecimentos do Universo.Simboliza o ventre da Deusa e é comumente utilizado no centro do Altar .Outras finalidades para o Caldeirão é que ele pode ser usado cheio de água para se trabalhar com a vedência, ou para se preparar poções.Também pode ser usado só para se misturar ou queimar ERVAS e outros ingredientes.


Vassoura (besson): é utilizada em ritos de purificação e é parente do Bastão.A VASSOURA não deve tocar no chão durante a varredura.Deve-se varrer a área desejada acima do solo, no ar, enquanto se visualiza a LIMPEZA energética do local. Colocada atrás da porta, significa proteção contra qualquer tipo de mal. Alguns Bruxos usam uma pequena no altar.


Sinos: utilizado para dar início ao ritual, mudar etapas, para marcar um momento de maior concentração e para se finalizar o ritual.


Pentagrama: representa os cinco elementos da Natureza, água, fogo, terra, AR e o espírito. Significa entre tantas outras coisas o contato do homem com a Natureza.

Livro das Sombras (grimório): funciona como um diário Mágico onde o Bruxo anota todos os seus feitiços e prováveis resultados, sonhos, rituais, anotações em geral e todo tipo de informação que ele julgue importante.


Roupa: vestir-se é opcional para vários Bruxos.Alguns trabalham "vestidos de céu" (nus) alegando que as vestimentas atrapalham a energia de circular de forma correta pelo seus corpos.Outros preferem túnicas e mantos em suas cerimônias, normalmente só dedicados a esses usos.O uso ou não de roupa é muito pessoal portanto o melhor a se fazer é trabalhar magicamente como você se sentir melhor.

Bolline (foice): Tradicional faca de cabo branco usada para colher ERVAS e afins.Ele é um instrumento opcional visto que muitos Bruxos usam o ATHAME para essa função.

Outros instrumentos utilizados também no altar são: cristais, ervas, flores, espada, etc.

Por fim, vale lembrar que os bruxos não emprestam seus instrumentos mágicos, uma vez que são de uso pessoal e devem ser, após consagrados, guardados em local seguro, para que outras não tenham acesso.

Texto e fonte: Old Religion

Galera tenham muita atenção ao montar o altar, pois é sagrado e devemos estar livres de pensamentos ruins. Ainda há poucas informações mas seguem o blog que logo postarei mais coisas sobre diversos altares. Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário