:: O Universo Rasta e sua cultura ::

Uso da maconha - A erva sagrada


Ganja e marijuana são algumas designações para a Cannabis, uma erva psicoativa milenar. Ela é usada pelos Rastas, não para diversão ou prazer, mas sim para limpeza e purificação em rituais controlados. Alguns Rastas escolhem não a usar. Muitos sustentam o seu uso através de Génesis 1:29: [carece de fontes]
“E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.”

A tradição Rastafari rasta não permite o uso (especifico para a cura de alguma doença)de qualquer tipo de remédio que não seja natural (ervas medicinais, por exemplo). Outro costume rasta, relacionado com a medicina, é a não presença de hospitais, médicos, etc... A origem desses hábitos provem de Génesis 1:29 , pois 'Jah' refere o uso de todo tipo de erva ou planta proveniente da face de toda a terra. Além disso, possuem a crença de que apenas 'Jah' (ou tudo que provém de sua grandeza, 'naturais') pode 'curar' um enfermo, e nenhum outro ser (médicos e etc) possui essa capacidade.
Talvez por causa deste hábito, o cantor jamaicano Bob Marley tenha morrido. Pois ele tinha a possibilidade de fazer a cirurgia para retirar o melanoma malígno (espécie de câncer de pele) do qual sofria, não a fez por acreditar que 'Jah' curaria sua doença. Depois que se converteu ao cristianismo anos antes de morrer, Bob fez a cirurgia para tentar retirar o câncer, mas era tarde demais.

Tipos de Cannabis

Cannabis Sativa

Cannabis sativa é uma planta herbácea da família das Canabiáceas (Cannabaceae), amplamente cultivada em muitas partes do mundo. As folhas são finamente recortadas em segmentos lineares; as flores, unissexuais e inconspícuas, têm pêlos granulosos que, nas femininas, segregam uma resina; o caule possui fibras industrialmente importantes, conhecidas como cânhamo; e a resina tem propriedades psicoativas bem documentadas podendo actuar como analgésico, anódino, antiemético, antiespasmódico, calmante do sistema nervoso, embriagador, estomático, narcótico, sedativo, tônico.
O principal produto comercializado, hoje em dia, é a maconha, que é classificada como ilegal em muitos países do mundo.


Cannabis ruderalis
Cannabis ruderalis Janisch. é uma espécie do género Cannabis originária da Ásia Central. Floresce mais cedo que a C. indica e a C. sativa e não cresce tanto em altura, suportando climas mais rigorosos do que qualquer das outras espécies. A Cannabis ruderalis produz flores de acordo com a sua idade e não em resposta à variação do fotoperíodo.


Cannabis indica

Cannabis indica é uma planta anual da família das Cannabaceae.
A Cannabis indica pode ter uma relação CBD/THC de 4 a 5 vezes maior que a Cannabis sativa. As cepas de cannabis com índices de CBD/THC relativamente altos são menos propensas a induzir à ansiedade, do que ao contrário.



Fonte:Boa Vibe






Nenhum comentário:

Postar um comentário