As plantas e os astros
Com certeza os homens mais antigos observavam a passagem dos planetas e das fases das luas diante do zodíaco e sabiam como utilizar beneficamente esta força na agricultura, bem como em outros assuntos cotidianos da vida.
Mas os tempos mudaram e, com as chegadas dos meios tecnológicos e químicos para agricultura, estas observações ficaram renegadas a segundo plano. Não se trata de misticismo ou superstição, mas de observar corretamente a natureza, para definir a data em que se deve plantar e colher. A tecnologia "superou" todos estes detalhes observados e intuídos pelo homem por milhares de séculos.
Alguns vestígios ainda existem como tradições, que garantem que a lua exerça força e influência sobre o crescimento dos vegetais.
Rudolf Steiner retomou, no começo do século, o estudo dessa teoria ancestral e pesquisou profundamente a relação dos astros com os seres vivos.
A agricultura que originou, respeita acima de tudo, a vida, a saúde das plantas, das águas, da terra, dos homens, do ar e do planeta.
Maria Thun, estudiosa da obra de Steiner, durante anos realizou estudos com métodos científicos e analisou a grande relação dos elementos que regem a matéria terrena com as plantas e os planetas do sistema solar. Em seu "calendário agrícola", pesquisas astronômicas são fundamentadas nos ritmos criados pela passagem dos planetas, da lua e da terra diante das constelações, espelhando sua realidade na observação experimental. À medida que a lua passa pelas constelações, transmite ao solo e às plantas forças que vão beneficiar as quatro partes vegetais (ver tabela adiante).
Se nós aceitamos que satélites dirigidos para Júpiter e Saturno nos mandam ondas magnéticas com fotos e informações, sensibiliza aparelhos eletrônicos e eletromagnéticos aqui na Terra, porque não supor que corpos celestes muito mais complexos refletem e enviam ondas eletromagnéticas pela própria luz de reflexão dos planetas?
Pelo fato de todos os planetas do nosso sistema solar orbitarem aproximadamente no mesmo plano, vemos o sol e os planetas desfilarem pelo céu sempre pelo mesmo caminho.
Este caminho percorrido pelos planetas leva o nome de Zodíaco. Este é dividido em doze constelações que estão distribuídas em quatro grupos de três – cada grupo ligado a um dos elementos: terra, água, ar e fogo.
À medida que a lua passa por estas constelações, transmite ao solo e às plantas forças que vão beneficiar especialmente um dos seguintes quatro sistemas:
As Raízes serão beneficiadas pela passagem das constelações regidas pelo elemento terra.
As Folhas e Caules pelas constelações regidas pelo elemento água.
As Flores pelas constelações regidas pelo elemento ar.
Os Frutos e Sementes pelas constelações regidas pelo elemento fogo.
Signo astronômico Planeta Elemento Parte da planta a ser beneficiada
Aries Marte fogo sementes e frutos
Touro Vênus terra raízes
Gêmeos Mercúrio ar flores
Câncer Lua água folhas e caules
Leão Sol fogo sementes e frutos
Virgem Mercúrio terra raízes
Libra Vênus ar flores
Escorpião Plutão água folhas e caules
Sagitário Júpiter fogo sementes e frutos
Capricórnio Saturno terra raízes
Aquário Urano ar flores
Peixes Netuno água folha e caules
De acordo com este quadro, as épocas escolhidas para se plantar, colher e armazenar devem estar em harmonia com elementos da natureza ,que nos regem ,e dos quais fazemos parte. O plantio e a colheita de plantas, em épocas corretas, favorece produção e o poder nutritivo dos vegetais.
As pragas, que normalmente atacam as plantas, sofrem controle mais ágil e rápido quando plantamos neste ritmo planetário.
Mas, além do aspecto astrológico das plantas, é preciso também se levar em conta as condições do solo, se tem orvalho pela manhã, as variações de temperatura, a época da reprodução dos insetos e o comportamento dos animais. Tudo isso tem que ser observado e intuído.
A força de cada constelação sobre as plantas
Áries: Signo de fogo, Marte, o carneiro que representa o pioneirismo, rege os liquens que preparam o caminho para os vegetal. É propício ao crescimento de suas forças e, no decorrer deste período, as plantas se desenvolvem mais rapidamente. Boa época para se fazer sementeiras, principalmente das frutas, para a colheita de cereais e sua armazenagem. Período igualmente bom para se fazer mudas de estacas.
Touro: Signo de terra, Vênus, rege os fungos e cogumelos, período que favorece tudo o que dá debaixo da terra.
Também favorável plantar sementes de árvores ou transplantá-las.
Gêmeos: Signo de ar, Mercúrio, rege os musgos sobre as árvores e as pedras. Este não é um período muito fértil na agricultura, sendo mais favorável a preparação da terra para cultivá-la no período seguinte.
Câncer: Signo da água, Lua, rege os fetos, cavalinhas e licopódios. Período propício para semear e transplantar as folhas e ervas medicinais.
Leão: Signo do fogo, Sol, que rege as plantas coníferas como pinheiros. É neste período que começamos a plantar os cereais e feijões, fazer podas em trepadeiras, roseiras e frutíferas.
Virgem: Signo da terra, Mercúrio, é dedicado a Ceres, a deusa mãe que protege e rege os grãos, as gramas e é neta época que continuamos a plantar os cereais e realizar podas. Durante o período de Virgem devemos borrifar as plantas com água de urtiga para protegê-las e para aumentar os poderes medicinais das ervas.
Libra: Signo do ar, das flores, da primavera. É uma época propícia para a colheita das ervas, à secagem e armazenagem das flores e à preparação de florais.
Escorpião: Signo da água, é Plutão que rege as plantas medicinais e as palmeiras. Ótimo período para secar as ervas e armazená-las. Em Escorpião também devemos borrifar as plantas com água de urtiga.
Sagitário: O centauro, signo do fogo, Júpiter, que rege as grandes árvores e as florestas. Neste período planta-se com sucesso as árvores de frutas e também as árvores que queremos que cresçam mais rapidamente e que fiquem mais altas.
Capricórnio: A cabeça, signo de terra, Saturno, rege as plantas com flores e pétalas separadas. Neste período plantamos as árvores, para que as madeiras durem muito tempo, e também fazemos colheitas.
Aquário: Signo do ar, Urano, representado por Ganimedes, servindo o néctar dos deuses, rege as plantas de flores de pétalas unidas. Neste período continuemos a colheita.
Peixes: Signo da água, Netuno, rege as plantas com muita umidade ou que morem na água.
Período favorável para se iniciar uma horta, mas totalmente impróprio para as colheitas, que tende à rápida deterioração.
Fonte: Xamanismo, Bubble Hunter
Nenhum comentário:
Postar um comentário