segunda-feira, 17 de março de 2014

Ervas Milenares - Cannabis

Ervas Milenares - Cannabis



Cannabis é um gênero de angiospermas que inclui três variedades diferentes: Cannabis sativa, Cannabis indica e Cannabis ruderalis. Estes três táxons são nativos do Centro e do Sul da Ásia. A Cannabis tem sido muito utilizada para a fabricação de fibras (cânhamo), para sementes e óleos de sementes, para fins medicinais e como droga recreativa. Os produtos industriais de cânhamo são feitos a partir de plantas de Cannabis selecionadas para produzir uma grande quantidade de fibras. Para cumprir a Convenção de Narcóticos da ONU, algumas cepas de cannabis foram criadas para produzir níveis mínimos de THC, o principal constituinte psicoativo responsável pelo "barato" associado com a maconha, que consiste em flores secas de plantas de cannabis criadas de forma selecionada para produzir altos níveis de THC e de outros canabinoides psicoativos. Diversos produto derivados, incluindo extratos de haxixe, são também produzidos a partir da planta.


UM POUCO DE HISTÓRIA... 

- Ao que tudo indica, o cânhamo fora trazido pro Brasil pelos negros africanos na época da escravatura. Segundo Gilberto Freyre, as primeiras sementes seriam trazidas nas tangas dos escravos. 
"...o próprio termo 'maconha' não seria originário do Brasil, e sim uma combinação das palavras 'maconia' e 'makiak', encontradas na África ocidental.Outros nomes, utilizados principalmente no norte e nordeste brasileiros, apontam também para expressões oriundas da África, como pango, riamba, diamba, cangonha, entre outras palavras. As palavras maconha e cânhamo são um anagrama, isto é, possuem as mesmas letras e formações distintas"* 

- A Cannabis e os Árabes:"A cannabis ficou conhecida entre os árabes pelo nome de haxixe, que significa, no dialeto arcaico, somente erva. 
Silvester de Sacy, pensador orientalista francês que acompanhou as 
tropas de Napoleão Bonaparte na campanha do Egito, demonstrou em seus trabalhos que a palavra assassino deriva do termo haxixe, em razão da história ? bastante estranha, por sinal ? da seita muçulmana dos Hachichin."** 

- A Cannabis e o hinduísmo: "Entre todas as literaturas espirituais, são as escrituras hindus que contêm as mais antigas e profusas referências diretas à cannabis como um estimulante divino."* 

- A Cannabis e o Budismo:"Na tradição do budismo mahaiana, reza a lenda que o Buda viveu de uma semente de cannabis por dia durante os seis anos de disciplina ascética que precederam sua iluminação. Mas o envolvimento da cannabis em alguns tipos de prática budista é mais que meramente místico e tanto histórico quanto contemporâneo. Por exemplo, segundo Richard Evans Schultes, professor de botânica em Harvard, e Albert Hofmann, descobridor do LSD, dois dos mais destacados especialistas em plantas psicoativas, os budistas tântricos do Himalaia tibetano usam cannabis ritualmente para aprofundar sua meditação e elevar a consciência."* 

_ Cannabis e Rastafaris:"Fundado na década de 1930, o movimento 
rastafari, baseado na Jamaica, é o exemplo mais óbvio do emprego da 
cannabis para propósitos sagrados.Eles acredidam que fumar cannabis de uma maneira ritual limpa tando o corpo quanto a mente, preparando o usuário para a meditação, a prece, a recepção da sabedoria, a reflexão e a harmonia comunal com os outros, um valor central para os rastas. O movimento rastafari, que delebra a herança africana negra da Jamaica, tem suas raízes num fascínio pela Etiópia, ela própria um centro de cultura religiosa influenciado pela cannabis representada pela tradição copta etíope."* 

_ Cannabis e o taoísmo chinês: "O historiador Joseph Needham atribui a fundação do Monte Shao, o primeiro grande centro de prática taoísta (c.350 d.C), em parte ao uso da cannabis pelo sábio Yang Hsi. Sob a influência da erva, Yang Hsi experimentou uma série de visões da Senhora Wei, dos irmãos Mao e de outros membros do panteão que por meio dele transmitiram vários textos sagrados."* 
************************************ ********************************* 
O que se verifica quanto nos deparamos com o histórico da CANNABIS é exatamente a sua origem não-européia, não-branca e não- colonizadora. O cristianismo repele a maconha, pois ela está em constante associação com os afros, os hindus, os orientais, os árabes...sendo que o único veículo "alucinógeno" utilizado pelo cristianismo é o sangue de seu "salvador" - que é representado pelo vinho. 
Portanto, a proibição no Ocidente da erva se deve também a aspectos 
religiosos, além dos interesses comerciais associados com a venda de armas (para os governos MANTEREM os pobres em seu lugar...). 
Portanto, o que menos importa no fato da proibição da maconha é o 
aspecto da saúde pública. Quanto a isso é pura falácia, já que a 
ciência médica multinacional trata a cannabis mais como parte do 
problema do que como solução. 
A proibição da CANNABIS é uma questão meramente IDEOLÓGICA. 


Diferentes tipos de Cannabis



Cannabis Hibrída




Cruzamentos entre Índicas/Sativas, as folhas podem ser estreitas ou alrgas, de cor variável pois pegam características do pai e da mãe, plantas médio/pequenas entre 1,20m e 1,50m.


Asseguram um bom cultivo. O efeito é variável segundo a relação genética Índica/Sativa, podem carregar o melhor dos dois mundos, tanto no tipo de onda como nos padrões de crescimentoe seus traços genéticos, apesar de algumas não conseguiram mantê-los.
s híbridas tem potencial para exibir ótimas características que se procura para o cultivo.Uma híbrida bastante comum tem uma onda eufórica, energética, folhagem densa e de baixa estatura, fazendo desta espécies uma otima escolha para todo tipo de plantio e sensações.

Cannabis Sativa


Folhas compridas e estreitadas ( finas) . é uma planta difícil de criar em lugar fechado devido a grande necessidade de luz e um clima tropical quente, além da alta estatura.
Sativas são originárias de regiões equatoriais.
É possível identificar a Sativa por suas folhas longas e finas como dedos.
A Sativa  tipicamente produz uma onda euforicamente energética e cerebral. Apesar das limitações climáticas das Sativas, elas são realmente uma grande recompensa para quem as obtém. Uma Sativa leva de 2 a 4 meses para florescer.
Plantas grandes, geralmente com mais de 2 metros, produz efeito cerebral e estimulante.

Cannabis Índica



Tem folhas largas, com crescimento muito rápido e robusto, para cultivo tanto em lugares fechados como a céu aberto devido a sua menor necessidade de luz e baixa estatura, também oferecendo resistência a fungos e pestes, tendência a maturação precoce e densa produção de flores.
Índicas são originárias de climas mais frios, exibindo características acima pela sua aclimatação ao ambiente nas quais foram criadas.
Sua baixa estatura e folhas extremamente largas a fazem de fácil identificação.
Uma índica geralmente produz um efeito forte e exaustivo, sedativo, podendo levar entre 45 e 60 dias para o término do florescimento.
Plantas pequenas com menos d 1,20m e muitas variáveis. Efeito potente e sedativo.

Cannabis Ruderalis


Não é uma boa escolha para cultivo nem interno quanto externo.
Apesar da baixa estatura ( chegando no máximo a 1,50m) e maturação rápida, as Ruderalis não produzem nem a quantidade nem a qualidade que se procura no florescimento.
Uma pequena redução no ciclo luminoso pode desencadear florescimento em uma plnta precoce com 2 a 3 grupamentos de folhas apenas.


Purple Haze



Purple Haze é uma cepa de cannabis desenvolvido por vários holandeses criadores de sementes conhecidas por sua cor roxa, abundância de brancos tricomas e de alta potência . Ele é amplamente considerado como uma cepa extinta. A grande maioria dos criadores de sementes consideram purple haze como um mito, devido ao fato de que qualquer variedade de canábis podem desenvolver calyxs roxo em temperaturas abaixo de ideais. brotos Embaçamento roxo estão cobertos de cristais, dando-lhe um olhar quase com açúcar misturado com característica roxo .

Purple Diesel


Roxo Diesel é uma maravilha entre as cepas sativa. Enquanto a maioria dos efeitos são semelhantes aos tradicionais sativas (energizante, uplifting, focada), Roxo D é também uma pressão excepcional para o alívio da dor. Uma cruz sorrateira entre Roxo Kush e Sour Diesel , esta estirpe leva um tempo para chutar totalmente dentro No entanto, uma vez que os efeitos começam a se apresentar, os usuários são atingidos por um tipo de risonha, felicidade eufórica. Um favorito entre os usuários durante o dia, Roxo Diesel apresenta um aroma de combustível do tipo azedo. Para os interessados ​​em crescer, esta cepa tem um tempo de floração precoce de cerca de 8 semanas e apresenta botões densos com folhas roxas profundas.

Fonte: Leafly

Efeitos


Efeitos da Maconha no organismo

Ao chegar na corrente sangüínea, a maconha passa por todos os tecidos do organismo. As sensações experimentadas variam conforme a quantidade e teor THC e a via de introdução e absorção. Os efeitos variam muito de indivíduo para indivíduo e dependem da personalidade e mesmo do grau de experiência do indivíduo no uso da droga. 

A seguir 11 efeitos causados pelo uso da maconha: 

A curto prazo, os efeitos comportamentais típicos são: 

1 -período inicial de euforia (sensação de bem-estar e felicidade, seguido de relaxamento e sonolência).



2 - risos espontâneos (risos e gritos imoderados como reação a um estímulo verbal qualquer).

3 - perda da definição de tempo e espaço: o tempo passa mais lentamente (um minuto pode parecer uma hora ou mais), e as distâncias são calculadas muito maiores do que realmente são (um túnel de 10 metros de comprimento por exemplo pode parecer ter 50 ou 100 metros).

4 - coordenação motora diminuída: perda do equilíbrio e estabilidade postular. alteração da memória recente.

5 - falha nas funções intelectuais e cognitivas.

6 - maior fluxo de idéias

7 - pensamento mais rápido que a capacidade de falar,dificultando a comunicação oral, a concentração, o aprendizado e o desenvolvimento intelectual.

8 - idéias confusas.

9 - aumento da freqüência cardíaca (taquicardia).

10 - hiperemia das conjuntivas (olhos vermelhos).

11 - aumento do apetite (especialmente por doces) com secura na boca e garganta. 

Doses mais altas de podem levar a: 
- alucinações, ilusões e paranóias.
- pensamentos confusos e desorganizados.
- despersonalização.
- ansiedade e angústia que podem levar ao pânico.
- sensação de extremidades pesadas.
- medo da morte.
- incapacidade para o ato sexual (até impotência).

A longo prazo, a extensão dos danos, bem caracterizados, se restringem ao sistema pulmonar e cardiovascular.Maior risco de desenvolver câncer de pulmão.
- diminuição das defesas, facilitando infecções.
- dor de garganta e tosse crônica.
- aumenta os riscos de isquemia cardíaca.
- percepção do batimento cardíaco. 



“E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.” (Gênesis 1:29). 

"Contrariamente à percepção popular, a "marijuana" não é um fenômeno com raízes nos anos 60. O cânhamo-de-cannabis faz parte da nossa herança e foi o esteio das nossas culturas mais estáveis e duradouras."

Namastê!












Nenhum comentário:

Postar um comentário